Leigos? – Quem inventou isso?

Publicado no boletim IPVM de 28/03/10 por Rev. Cícero Brasil Ferraz

Um dos grandes problemas que hoje as igrejas enfrentam, infelizmente até mesmo as de teologia reformada, é a satânica e católica medieval palavra “leigos”. Essa palavra, e muito menos a idéia que ela traduz no meio cristão, jamais deverá ser pronunciada. É um câncer que desvitaliza e consome os músculos espirituais da igreja do Senhor Jesus.

Não passo de um leigo” em geral é uma frase proferida com o mesmo tom de autodepreciação presente na frase “sou apenas uma dona de casa”; ou em “nunca frequentei um seminário”; ou em “quem sou eu para apresentar-me a faraó?” (Ex 3.11), ou ainda em “eu sou muito jovem” (Jr 1.7). Trata-se de um hábito criado pela igreja romana do mundo medieval; a maldita visão que destruiu a igreja cristã desde o séc. V até o séc. XVI ao dividi-la em cleigos e leigos. Se não temos um “cartão de apresentação” (II Co 3.13) não podemos ser vistos como importantes ou efetivos dentro do Reino. Trata-se de vício da condição do mundo caído de Adão: se não temos um papel socialmente sancionado de um cargo profissionalmente reconhecido, ou uma posição reconhecida dentro de uma hierarquia familiar ou social, sentimo-nos incapazes e constantemente lamentamos nosso fracasso. Por nós mesmos, sem a graça de Cristo ninguém possui nenhuma “posição”.

A igreja de Cristo – sem exceção – é o LAOS (povo) de Deus preparado pelo Espírito para pregar, ensinar e fornecer direção no caminho cristão, ocupando o nível mais elevado. Somos todos habilitados no curso profissionalmente da graça. Todos estudamos na mesma cartilha e temos o mesmo professor. Os alunos (discípulos) somos todos nós que fomos levados à escola de alfabetização de onde nunca saímos enquanto aqui vivermos. Somos todos alunos – somos todos mestres.

Uma resposta to “Leigos? – Quem inventou isso?”

  1. Andrea Moraes Says:

    Nossa… a mais pura verdade! Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: